HISTÓRICO DA PROFISSÃO: ORIGEM E PECULIARIDADES

0 comentários

O DIA DA SECRETÁRIA

Durante a segunda fase da Revolução Industrial, Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha Lilian Sholes testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público, Lilian nasceu 30 de setembro de 1850. O dia 30 passou a ser reconhecido como o “Dia das Secretárias” e foi oficializado, por decreto, em São Paulo em 1977.
Secretariado envolve diversas atividades como assessoria de empresas/empresários, planejamento, controle de arquivos, correspondências, organização de eventos, acompanhamento de reuniões, entre outros.
A origem do secretariado é na antiguidade quando os homens desenvolviam atividades como escribas e alguns escravos também realizavam atividades que se assemelham à assessoria.

DIA INTERNACIONAL DA SECRETÁRIA

Desde de 1997, foi aprovado em um evento internacional na África do Sul e também no Brasil, a comemoração do Dia Internacional do(a) Secretário (a), que é comemorado na última quarta-feira do mês de abril.

SIMBOLOGIA

A pena do livro representa a história da secretária, a serpente enrolada no bastão representa a sabedoria.

ORIGEM DA PALAVRA SECRETÁRIA

Secretarium: lugar retirado, conselho privado.
Secretum: retiro, solidão,audiência secreta, segredo, mistério.
Secreta: particular segredo.

O JURAMENTO PARA O CURSO SUPERIOR

Eu, Profissional de Secretariado Executivo, sob juramento solene, prometo:
“Exercer a profissão dentro dos princípios da ética, da integridade, da honestidade, e da lealdade; respeitar a Constituição Federal, o Código de Ética Profissional e as normas institucionais; buscar o aperfeiçoamento contínuo e; contribuir, com o meu trabalho, para uma sociedade mais justa e mais humana”.


Pedra: Safira Azul
Cor oficial aprovada na Plenária do VIII Consec-Congresso Nacional de Secretariado/1992, em Manaus/AM.

O JURAMENTO PARA O CURSO TÉCNICO

Eu, Profissional de Secretariado, sob juramento solene, prometo:
“Exercer a profissão dentro dos princípios da ética, da integridade, da honestidade, e da lealdade; respeitar a Constituição Federal, o Código de Ética Profissional e as normas constitucionais; buscar o aperfeiçoamento contínuo e; contribuir, com o meu trabalho, para uma sociedade mais justa e mais humana”.



Pedra: Água Marinha
Cor oficial aprovada na Plenária do VIII Consec-Congresso Nacional de Secretariado/1992, em Manaus/AM.

REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO

O cargo de secretária cresceu consideravelmente após a II Guerra Mundial, quando o mercado de trabalho passou a abrir suas portas para a mão-de-obra feminina. Hoje, segundo pesquisas da Federação Nacional de Secretárias e Secretários, existem cerca de dois milhões de profissionais exercendo essa função.
No Brasil as profissões de Secretário(a) Executivo (a) e Técnico(a) em Secretariado são regulamentadas pelas seguintes leis:
Lei nº 7.377 de 30 de setembro de 1985
 Lei nº 9.621 de 10 de janeiro de 1996
Na década de 50, a mulher surge como secretária na Brasil e nesse período houve a implementação do curso técnico em Secretariado.
O primeiro curso de nível superior em Secretariado Executivo no Brasil foi o da Universidade Federal da Bahia, criado em 1969.

SANTO PROTETOR

O padroeiro de todos secretários e secretárias é São Jerônimo, que foi o secretário do papa Dâmasio (305-384). O seu dia é 30 de setembro.

ORAÇÃO DA SECRETÁRIA

Eu te ofereço a minha árdua tarefa, no compromisso pessoal e profissional de ser prestativa e generosa, acolher e servir com alegria, saber falar e saber ouvir, perdoar e pedir perdão, atuar com integridade e sinceridade, ter paciência e equilíbrio diante dos impasses, ser compreensiva e solidária, esforçando-me por manter o bom relacionamento e o bem-estar comum.
Às vezes, Mestre, sinto-me frágil, pequena e, até mesmo, insegura para tomar decisões que competem à minha função. Mas tu me conheces profundamente, sabes de todas as minhas intenções. Por isso, peço-te que me inspires e me orientes, dando-me sabedoria e serenidade. Ilumina-me, para cumprir meu trabalho com dignidade e exercer minhas atividades com segurança e alegria.
Senhor! Que além de funcionária, eu seja também colaboradora, companheira e amiga de todos, sem distinção.
Obrigada, Senhor, pelo meu trabalho, pelo pão de cada dia, pela minha vocação de servir e colaborar.
Amém.

MENSAGEM
“Ser secretária é muito mais que ter um diploma em mãos, é gostar do que faz e ter orgulho dessa profissão, que merece respeito e reconhecimento”.


Autora: Tatiane Alves






FONTES:
1.      INTRODUAÇÃO AO SECRETÁRIO EXECUTIVO: MARIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA NEVES
2.      FENASSEC
http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diasecretaria.html

Postar um comentário